sexta-feira, 18 de setembro de 2009

PARA CHORAR: BRASIL - FÁBRICA DE ANALFABETOS

Saiu hoje uma matéria no UOL, essa é de chorar, com certeza. Quase 500.000 crianças analfabetas no Brasil, e o pior, muitas frequentando a escola. Sei não, não podemos apenas culpar as famílias omissas, como aconteceu na matéria, acho que a culpa está em diversas faces , seja na família seja no sistema de ensino. 
Em casa, a criança sem apoio, sem incentivo não vai mesmo estudar. Na escola o porfessor ensina, dá a matéria, mas não sabe cobrá-la dos alunos. Isso não é problema apenas da rede pública de ensino, é problema ainda mais grave na rede particular, comentário de um educador: a rede particular não pode cobrar do aluno porque se ela cobra o aluno vai mal e o pai tira ele da escola, ou seja, a coisa é complicada.
Na rede pública a criança não repete mais de ano, na rede privada o aluno faz uma prova se vai mal, faz uma trabalhinho CTRL C / CTRL V bem mal feito, complementa a nota e todos ficam felizes todos passam de ano, em qualquer situação. 


Vivemos um mundo que vai de mal a pior, o ensino é vergonha nacional. Prova disso é o ENEN, como uma escola que supercultuada, de elite, consegue ser a primeira no ranking do ENEN, se seus alinos conseguem uma nota máxima média de 82% de uma prova? Será que isso está certo? é um absurdo geral, chega a ser ridículo. 


Fala sério!

Nenhum comentário: