Eleição é, indiscutivelmente, a chance que os cidadãos têm de transformar o país em que vivem, de protestar, de demonstrar a indignação que sentem. Isso é o que mostrou o povo norte americano quando elegeu Obama.
A eleição de Obama representa para o povo americano um grito de esperança. Esperança de um país melhor, socialmente mais justo, e esperança de ver acabar a crise econômica e a recessão que ameaçam o país e o mundo.
Representa ainda, superação do medo do terrorismo e da vergonha do racismo que respectivamente assolam e assolaram o país. Obama, impressionantemente, é símbolo destas duas lutas – o nome remete ao fantasma do terrorismo e a cor da pele não deixa esquecer os anos de racismo. A eleição de um negro talvez seja um pedido de desculpas do povo americano ao resto do mundo.
Basta saber se Obama, sendo símbolo de tantas lutas, é realmente o homem certo. Certamente , ainda o é, esperamos que o seja quando assumir a presidência dos Estados Unidos da América.
(por Lanlan, 14 de novembro de 2008)
Um comentário:
Muito interessante o traçado do texto, a comparação dos aspectos do Obama com os medos da sociedade americana...muito bom . Boa idéia!
Postar um comentário